Alfabetização Encantadora e Atualizada, onde o Material Didático é a Chave do Aprender

26FEV

Alfabetização Encantadora e Atualizada, onde o Material Didático é a Chave do Aprender

A criança comunica-se não só por meio de palavras, mas também por meio de sons, gestos e ações. Por isso, a alfabetização não se limita à leitura e à escrita – ela se estende a todos os níveis da vida social. Para que esse processo se dê com eficácia, é preciso que aprender inclua prazer. Aprende-se mais e melhor, com a troca de informações e experiências; não basta só memorizar, é fundamental exercitar a imaginação criativa.


Na Educação Infantil do Colégio Objetivo, a alfabetização é concebida como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas, e as características individuais. Para que isso aconteça, adotamos uma metodologia que promove nas crianças o desejo de lidar com o código alfabético. Investigando e descobrindo seu próprio nome e palavras que pra elas, tenham significado, chegam aos textos, músicas, poesias e parlendas.


Tem-se, então, um aprendizado de caráter ativo, profundo e dinâmico, inserido em um contexto real e significativo. O Aluno pesquisa, apresenta sempre as suas hipóteses e questiona as experiências que traz consigo.


No Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, os Alunos recebem, para acompanhar as aulas, Cadernos de Atividades com teoria e exercícios específicos. Em dosagem adequada, há tarefas que devem ser executadas com a finalidade de fixação de assuntos e verificação da aprendizagem.


Um dos diferenciais dos cadernos de atividades, dos livros da Coleção Objetivo e de todo o nosso Material Didático, é a constante atualização. Neste trabalho o Centro de Pesquisa e Tecnologia – CPT traz a tecnologia de ponta; a Divisão de Sistemas e Métodos de Aprendizagem atualiza e controla a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas; o Corpo Docente se aplica à análise do ENEM e dos exames vestibulares e à seleção das questões mais significativas ano, após ano; o Departamento de Programação Pedagógica responsabiliza-se pela estruturação dos cursos, dos horários e da demais atividades; a Editora e o Parque Gráfico encarregam-se de colocar na mão do Aluno, em todas as unidades, o material correspondente a cada Aula.


No Ensino Médio do Colégio Objetivo, os Alunos recebem, os Cadernos de Atividade básicos para o acompanhamento das aulas. Contêm teorias e exercícios que serão desenvolvidos em sala de aula, e orientação para aprofundamento do programa na Tarefa de Casa e nos livros da Coleção Objetivo. Além disso, ao longo do ano podem receber: Material Didático específico para o ENEM; cadernos com fichas resumo; Cadernos de Revisão; antologias, resumos e análises dos livros de leitura obrigatória para os vestibulares; folhetos para as aulas especiais e complementares.