(19) 3458.7399 / 3628.3361

(19) 9.9831-9323

objetivo@objetivosbo.com.br
Contato

CANAL DE NOTÍCIAS

Programas educacionais ajudam na fidelização escolar

Mais do que transmitir conhecimento, a instituição de ensino também tem o papel de contribuir com o desenvolvimento humano das pessoas que está formando. Uma boa maneira de fazer isso é com a implantação de programas educacionais que, além de contribuírem para a evolução socioemocional, são um caminho para fidelizar os estudantes.

Afinal, é muito importante cuidar da gestão do relacionamento da instituição com alunos e pais. Conheça agora esse tipo de planejamento e veja como ele pode ajudar na fidelização escolar.

Diferencial na rotina escolar
Os programas educacionais, em geral, consistem em um conjunto de ferramentas que visam melhorar o processo de aprendizagem e ensino nas escolas por meio de ações práticas aplicadas no dia a dia em sala de aula.

Por isso, essa metodologia se torna um importante diferencial para o aprendizado dos alunos, contribuindo, inclusive, para a fidelização dos estudantes à instituição de ensino.

Metodologia inovadora
Idealizada pelo Dr. Augusto Cury — médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor que é referência nacional e internacional no assunto — , a Escola da Inteligência é um programa educacional baseado na Teoria da Inteligência Multifocal, também de sua autoria. Essa teoria busca analisar o processo de construção dos pensamentos visando a formação de pensadores críticos e autores da própria história.

A ideia é promover a educação das emoções dos estudantes, ajudando-os a desenvolver empatia, autocontrole, a pensar antes de agir e reagir, entre outras habilidades relacionadas à inteligência emocional.

Trabalho integrado
Esse programa educacional se apoia no tripé: alunos, familiares e escola. Para cada pilar desse tripé são desenvolvidas ações específicas a fim de inseri-los e engajá-los no processo de aprendizado.

Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito:
 produção e disponibilização de materiais impressos com informações sobre aspectos emocionais, cognitivos e sociais, ajustados às faixas etárias dos estudantes;
 capacitação de professores e gestores sobre a metodologia da Escola da Inteligência;
 promoção de encontros com as famílias dos alunos com o objetivo de mostrar a importância da participação delas no desenvolvimento emocional e cognitivo dos filhos;
 avaliação dos resultados por meio de reuniões periódicas nas escolas.

Como funciona
Na rotina da escola e seus alunos, essa metodologia é inserida dentro da grade curricular, como uma disciplina nova ou junto com alguma já existente.

É ministrada uma hora/aula por semana em turmas da Educação Infantil e também para os Ensinos Fundamental e Médio.

Benefícios para todos
O princípio do tripé em que se baseia o programa é construir uma sociedade melhor, contribuindo não só com a formação dos alunos, mas sim ampliando essa rede. Assim, a aplicação do método da Escola da Inteligência beneficia crianças, adolescentes, familiares, professores, gestores, ou seja, todos os envolvidos no processo educacional de alguma forma. Veja só como isso funciona!

Para os alunos
 melhorias no aproveitamento escolar;
 redução dos índices de indisciplina e bullying entre os alunos;
 desenvolvimento de relações mais saudáveis;
 aprimoramento das relações intra e interpessoais;
 desenvolvimento/promoção da concentração, criatividade, autoestima, etc.

Para os familiares
 maior participação na formação integral dos filhos;
 mais qualidade de vida e bem-estar;
 conhecimentos sobre a mente humana para potencializar a educação com os filhos.

Para os professores
 melhorias significativas no ensino e aprendizagem dos seus alunos;
 gestão de conflitos em sala de aula e fora dela;
 melhor gestão do próprio tempo.

Para as escolas
 aumento do desempenho cognitivo dos alunos;
 progresso do desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos mesmos;
 melhor comunicação com as famílias;
 valorização da equipe;
 criação de um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.

Com todas essas vantagens, você pode concluir a dimensão do potencial que o modelo de programas educacionais tem para trazer grandes benefícios à sua instituição de ensino, contribuindo para a fidelização escolar dos estudantes e suas famílias?

Os alunos do Colégio objetivos SBO contarão com todo este conteúdo e método no próximo ano letivo 2018. @EscolasdaInteligência no @ObjetivoSBO 2018. Fonte: www.escoladainteligencia.com.br

Back to Top