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SISTEMA DE ENSINO

Ensino Fundamental

O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

As perspectivas que nos abrem mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo - atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural tão transformadora quanto o foi, no seu tempo, a invenção da imprensa.

A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.

Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

Matriz Curricular

Com o intuito de favorecer a formação da criança, o currículo está estruturado nas seguintes áreas de atividades:

Língua Portuguesa

O Ensino da Língua Portuguesa no Colégio Objetivo SBO, objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Assim, as atividades sugeridas são desencadeadoras de reflexão sobre a língua organiza-se e articula-se para produzir diferentes significados e emoções. São propostas que pretendem fazer com que os alunos apropriem-se da língua de maneira eficaz e gratificante, desenvolvam e compreendam a linguagem através da observação, reflexão, percepção, descobertas e , principalmente, da ação sobre o objeto.

São três os objetivos principais:

• Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita;

• Desenvolvimento do raciocínio lógico;

• Desenvolvimento da reflexão oral.

Matemática

Partindo do pressuposto de que o currículo deve reconhecer o valor social da área que pretende favorecer, propomos que os conteúdos, ao contemplar o estudo dos números e das operações, do espaço e das formas, das grandezas e medidas ( a partir da integração entre o campo numérico e o geométrico) e das tabelas e gráficos, não se justifiquem apenas por sua existência na estrutura matemática, mas como instrumentos que participam da organização da atividade humana. Assim na direção de estratégias e raciocínios bem elaborados, escolhemos alguns caminhos para a produção matemática.

• A resolução de situações problemas;

• A história da matemática;

• O recurso dos jogos e;

• O recurso das tecnologias da informação.

Natureza e Cultura

Nesta área do conhecimento, trabalhamos com as crianças, os vários aspectos culturais e naturaias:

• Tradições culturais da comunidade e de outros grupos

• Contato com pequenos animais e plantas

• Conhecimento do próprio corpo

• Confronto de ideias

• Conhecimento de modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

• Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.

• Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões ( relevo, rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.

Artes Visuais

As Artes Visuais, como linguagem, permitem que a criança expresse, comunique e atribua sentido a suas sensações, seus sentimentos, seus pensamentos e à sua realidade, por meio da organização de linhas, formas, volume, espaço, cor, luz, através do desenho, da pintura, da escultura, da gravura, do alinhavo e da dramatização de uma situação, mostrando-nos como ela vê o mundo à sua volta. Portanto, as aulas de Artes permitem uma integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, como também a interação e a comunicação social da criança.

MÚSICA

Segundo o Referencial Curricular Nacional, a música deve ser tratada como linguagem. Seu conhecimento e sua prática constroem-se através das oportunidades que damos às crianças para brincarem como os materiais e os instrumentos com que pode fazer o som musical. Deve-se considerar que, como expressão, contribui para o desenvolvimento das outras formas de expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, favorecendo a integração social.

MOVIMENTO

0 Trabalhar todos os movimentos do corpo, de acordo com os seguintes parâmetros:

• Condutas de base, como equilíbrio, postura, respiração voluntária, subir e descer etc...

• Coordenação segmentar (fina e grossa/ visual e motora), como pintura, modelagem, dobradura, recorte, cavar e furar etc...

• Coordenação dos músculos da face, através de exercícios motores orofaciais.

• Condutas neuromotoras, como estruturação do esquema corporal, imagem do corpo, conhecimento corporal, lateralização.

• Condutas perceptivo-motoras, como percepção da simultaneidade, percepção da sucessão, percepção de localização, percepção de direção etc...

INGLÊS

Através do conhecimento de uma segunda língua as crianças, vão se inserindo de maneira natural ao mundo globalizado. Desta maneira as crianças serão inseridas ao mundo da língua Inglesa de maneira natural. Será trabalhado durante o ano...

• People

• Family

• School

• Colors

• Numbers

• Pets

• Circus

• Transportation

• Fruit

• Nature

• Fram animals

• Toys

• Animals zoo

• Food

• Drink

• Comunication

• Face

• Clothing

• Sentences

EDUCAÇÃO FÍSICA

Visando o desenvolvimento integral do aluno, o Colégio proporcionará ao a criança atividades físicas, que auxiliam o desenvolvimento pedagógico em sala de aula. Através de atividades como:

• Esquema Corporal

• Estruturação Espacial

• Orientação temporal

• Lateralidade

• Ginástica artística

• Jogos ludomotores

• Atletismo.

Atividades Complementares

• Arte Culinária

• Informática

• Projeto Mania de Ler

• Projeto Vive

• Feira Literária

• Feira Cultural

• Expressão Corporal

• Passeios Pedagógicos

• Projeto Soletrando

• Projeto Maquetes

• Expressão Corporal

• Karatê

• Odontopediatra

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